Hospital de Base adota técnica inédita para cirurgias da aorta e salva vidas



Por: Kelven Andrade



O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) se tornou referência nacional ao aplicar uma técnica inédita em cirurgias cardíacas de alta complexidade. Desenvolvido pelo cirurgião cardíaco Ricardo Corso, o procedimento é voltado para o tratamento de doenças graves da aorta torácica — a principal artéria do corpo humano — e promete reduzir riscos e acelerar a recuperação de pacientes em estado crítico.



Batizada de Técnica TOPS (sigla em inglês para Substituição Total do Arco Aórtico com Duas Anastomoses em circulação extracorpórea), a inovação encurta significativamente o tempo de uso da circulação extracorpórea, equipamento que substitui temporariamente as funções do coração e dos pulmões durante a cirurgia. Isso minimiza complicações, incluindo sequelas neurológicas e risco de morte, além de oferecer um retorno mais rápido à vida normal.



Segundo o médico, o método consiste em substituir a parte danificada da aorta por uma prótese e reconectar o fluxo sanguíneo para os três principais vasos que levam sangue ao cérebro e aos braços. “A técnica é mundialmente pioneira e é simples e segura. Já é possível observar um menor índice de complicações no pós-operatório, além da recuperação ser bem mais rápida”, explica.









Desde a implementação, 13 pacientes já passaram pela cirurgia. Entre eles está o vigilante Maurício Rodrigues Ribeiro, 53 anos, que foi diagnosticado com dissecção aórtica aguda — um rasgo na parede da aorta — em 2022. Após ser selecionado para o procedimento em agosto de 2024, Maurício se recuperou totalmente e voltou ao trabalho em apenas quatro meses.  “Foi bem complicado, um grande susto, não é nada fácil enfrentar um problema dessa gravidade. Hoje, sou um verdadeiro milagre. A cirurgia foi 100% eficaz. Apesar de algumas precauções, levo uma vida normal e cheia de expectativas”, comemorou.



O pioneirismo da Técnica TOPS já rendeu reconhecimento científico. Em junho, o método recebeu o segundo lugar na categoria de Melhor Tema Livre durante o 51º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular, realizado em Curitiba (PR). O trabalho também será apresentado, em outubro, no EACTS – Annual Meeting 2025, congresso europeu de cirurgia cardiovascular que acontecerá em Copenhagen, Dinamarca.



Com resultados promissores e visibilidade crescente, a expectativa é que a técnica desenvolvida no Hospital de Base seja incorporada por outros centros cirúrgicos do Brasil e do mundo, oferecendo novas perspectivas de vida para pacientes com um dos diagnósticos mais graves da medicina cardiovascular.



*Informações da Agência Brasília




https://jornalismodigitaldf.com.br/hospital-de-base-adota-tecnica-inedita-para-cirurgias-da-aorta-e-salva-vidas/?fsp_sid=175186

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem