Por: Kelven Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo importante no fortalecimento da rede de atenção oncológica da capital. Durante visita técnica realizada na sexta-feira (1º), gestores da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e do Ministério da Saúde (MS) anunciaram a habilitação do serviço de radioterapia e a implantação de novos leitos de UTI no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
A iniciativa integra o programa federal Agora Tem Especialistas, que visa acelerar atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de parcerias entre estados e o governo federal. Com as novas medidas, o HRT ampliará sua capacidade de atendimento de cerca de 1.500 para mais de 2 mil pacientes por mês, garantindo diagnósticos e tratamentos mais rápidos e reduzindo o tempo de espera na rede pública.
A habilitação da radioterapia no HRT é considerada um avanço estratégico na ampliação da linha de cuidados oncológicos no DF. “A habilitação da radioterapia no HRT é uma conquista muito esperada e fundamental para fortalecer a linha de cuidado oncológico no DF”, destacou o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, durante a visita.
Os novos serviços foram oficializados por meio das portarias GM/MS nº 7.763 e nº 7.750. Elas estabelecem a inclusão do serviço de radioterapia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do HRT e a instalação de quatro leitos de UTI adulto tipo II para pacientes com alta complexidade clínica.
A ação também reforça o compromisso do GDF com o programa distrital O câncer não espera. O GDF também não, lançado em julho. A proposta é assegurar um atendimento mais ágil, coordenado e humanizado aos pacientes oncológicos, desde o diagnóstico até o tratamento.
O secretário adjunto do Ministério da Saúde, Jérzey Timóteo Santos, ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Fortalecer a rede oncológica é um compromisso nacional, e o SUS é uma construção coletiva. O HRT tem papel estratégico nesse esforço conjunto para enfrentar o câncer com eficiência”, afirmou.
Com as novas medidas, o HRT se consolida como um dos principais polos de atenção oncológica do DF, respondendo à crescente demanda da população e contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pelo SUS.
*Com informações Agência Brasília