Por: Kelven Andrade
A Escola Classe 01 da Cidade Estrutural será a primeira unidade da rede pública do Distrito Federal a integrar o Programa Forças no Esporte (Profesp), iniciativa voltada à formação cidadã e à ampliação de oportunidades educacionais por meio de atividades esportivas, recreativas, pedagógicas e culturais.
O projeto será implementado a partir de um termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e o Exército Brasileiro, com vigência de 16 meses. O Acordo de Cooperação Técnica nº 08/2025 foi assinado na última quinta-feira (23) pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e pelo comandante do Comando Militar do Planalto (CMP), general Ricardo Piai Carmona.
Segundo a secretária, o programa representa um avanço importante na promoção da educação integral, ao oferecer um ambiente de aprendizado que vai além da sala de aula.
“Cada atividade proporcionará aprendizados valiosos sobre respeito, disciplina, superação e colaboração. Este programa vai muito além do treinamento físico; ele toca o coração. Oferecemos um ambiente seguro, inspirador e educativo, onde cada criança poderá perceber o seu próprio esforço, seu valor e entender que seu futuro é possível”, destacou Hélvia Paranaguá.
Inicialmente, cem estudantes da Escola Classe 01 participarão do Profesp. As atividades serão realizadas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no período da tarde, nas instalações do Comando Militar do Planalto.
A proposta é desenvolver ações que estimulem a formação pessoal e social dos alunos, promovendo hábitos saudáveis e fortalecendo valores como disciplina, respeito e cooperação.
Além do impacto pedagógico, o programa tem como meta reduzir a evasão escolar e incentivar a permanência dos estudantes na escola, especialmente entre aqueles em situação de vulnerabilidade social. Também estão entre os objetivos o acesso à cultura, à arte e à ciência, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico e do fluxo escolar.
VEJA MAIS:
