Por: Kelven Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) promoverá, nesta quinta-feira (23), uma ampla ação de acolhimento e assistência social voltada para pessoas em situação de rua na região do SCIA/Estrutural. A iniciativa, coordenada pela Casa Civil, contará com a participação de diversos órgãos do governo e oferecerá uma série de serviços nas áreas de saúde, educação, habitação e assistência social.
A operação começará às 9h e será realizada em cinco pontos da Estrutural: Q.2, Q.10, Q.1 (Conjunto E), SCSV Q.01 (Conjunto 12, próximo à estação de bombeamento da Caesb) e no parque urbano ao lado do Setor Norte – Q.04 AE 03, no Centro Olímpico e Paralímpico da região. A ação tem como objetivo promover o acolhimento humanizado, o acesso a políticas públicas e a reintegração social das pessoas que vivem nas ruas.
Participam da força-tarefa as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Também estarão envolvidas a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Conselho Tutelar.
Durante a ação, serão oferecidos atendimentos médicos, atualização de vacinas, orientações sobre higiene e cuidados com animais domésticos, além de informações sobre programas sociais e benefícios. Pessoas que não têm condições de pagar aluguel poderão receber um auxílio excepcional de R$ 600. Também haverá vagas em abrigos, oportunidades de qualificação profissional por meio do programa RenovaDF e inscrições para programas habitacionais da Codhab.
Após o atendimento, a DF Legal realizará o desmonte das estruturas ocupadas irregularmente, garantindo o transporte dos pertences para locais adequados indicados pelos próprios ocupantes. Caso não haja definição imediata, os objetos serão levados ao depósito da pasta, no SIA Trecho 4, Lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custos.
De acordo com o GDF, equipes das secretarias já realizaram abordagens sociais ao longo da semana para mapear as necessidades da população que será atendida e garantir que a ação seja conduzida de forma organizada e respeitosa. A expectativa é que a iniciativa contribua para oferecer novas perspectivas de vida e inclusão social às pessoas em situação de vulnerabilidade na Estrutural.
*Com informações da DF Legal
