Dia Mundial da Pneumonia reforça importância da vacinação no combate à doença no Distrito Federal

Por: Kelven Andrade

Neste 12 de novembro, Dia Mundial da Pneumonia, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reforça o alerta para a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra pneumonias graves e complicações respiratórias. A doença, causada por bactérias, vírus, fungos ou substâncias tóxicas, continua sendo uma das principais causas de internação no DF.

Entre janeiro e agosto de 2025, foram registradas 4.478 internações por pneumonia ou gripe nas unidades públicas de saúde do Distrito Federal. Os números preocupam e evidenciam a necessidade de ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, destaca que a imunização é essencial para reduzir casos graves.

“São vacinas extremamente importantes para a prevenção de pneumonias graves e invasivas. Crianças dentro da faixa etária prevista, os grupos prioritários e as pessoas com comorbidades devem manter o cartão de vacina atualizado”, afirma.

Entre as vacinas que ajudam a evitar a pneumonia, estão três principais: a vacina contra a gripe (influenza), a pneumocócica 10-valente conjugada (VPC-10) e a pneumocócica 23-valente (VPP-23).

A vacina contra a gripe é disponibilizada anualmente e protege contra os principais vírus respiratórios, prevenindo complicações que podem evoluir para pneumonia. Até esta terça-feira (11), o DF já havia aplicado 859 mil doses, segundo o Ministério da Saúde.

Já a pneumocócica 10-valente (VPC-10) é aplicada em crianças aos dois, quatro e 12 meses de idade, prevenindo pneumonia e também otite. Apesar da importância, a cobertura vacinal ainda está abaixo da meta nacional: até o início de novembro, 88,6% das crianças menores de um ano haviam recebido o esquema básico — o índice ideal é de 95%.

A pneumocócica 23-valente (VPP-23), por sua vez, é voltada a idosos acamados ou institucionalizados e a crianças e adultos com doenças crônicas ou condições especiais, como HIV, câncer, transplantes ou diabetes. A aplicação é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem atendimento do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), mediante avaliação médica.

A SES-DF reforça que as vacinas estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde e que manter o cartão de vacinação em dia é fundamental para evitar complicações respiratórias, especialmente durante o período de maior incidência de doenças respiratórias no DF.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem