
O Agente Secreto segue forte na corrida pelo Oscar 2026. O filme dirigido por Kleber Mendonça Filho entrou na shortlist da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e permanece na disputa por uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Internacional e a Melhor Escalação de Elenco.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (16/12) e colocou a produção brasileira ao lado de outros 14 títulos que avançam para a próxima fase de votação. Conhecida como shortlist, essa etapa funciona como um recorte preliminar antes da definição oficial dos indicados. Apenas 10 dos 15 indicados vão concorrer ao Oscar.
Além das listas que incluíram O Agente Secreto, o Brasil também aparece em outras duas pré-indicações: Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, aparece na categoria de Melhor Documentário, e Amarela, de André Hayato Saito, segue na disputa por Melhor Curta-Metragem em Live Action.
Além disso, o brasileiro Adolpho Veloso foi indicado a Melhor Fotografia pelo trabalho no filme estadunidense Sonhos de Trem. Já Juma Xipaia, primeira mulher cacique de uma tribo do Médio Xingu, figura como produtora de Yanuni, longa dirigido pelo austríaco Richard Ladkani e pré-selecionado para a categoria de Melhor Documentário.
A lista final dos concorrentes ao Oscar será divulgada no dia 22 de janeiro, quando a Academia revela quais filmes seguem na disputa pela estatueta.
O Agente Secreto na temporada de premiações
A produção foi aclamada por críticos de cinema que assistiram à obra em primeira mão no Festival de Cannes e recebeu 13 minutos de aplausos durante o evento.
Wagner Moura foi laureado com o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por sua atuação no filme e se tornou o primeiro brasileiro premiado na categoria na história do evento. Quem recebeu o prêmio foi o diretor Kleber Mendonça Filho, que também ganhou o Cannes de melhor diretor pelo longa.
Nesta terça-feira (2/12), o longa conquistou dois prêmios no New York Film Critics Circle Awards 2025. Wagner Moura foi eleito Melhor Ator no, tornando-se o primeiro latino a receber a honraria, e o filme venceu a categoria de Melhor Filme Internacional.
Já nesta quarta-feira (3/12), o filme protagonizado por Wagner Moura, entrou na lista dos 10 melhores filmes do ano do jornal americano The New York Times. O longa-metragem, principal aposta do Brasil para o Oscar, aparece em oitavo lugar no ranking.
Indicados a Melhor Filme Internacional
Belén — Argentina
O Agente Secreto — Brasil
Foi Apenas um Acidente — França
O Som da Queda — Alemanha
Homebound — Índia
The President’s Cake — Iraque
Kokuho — Japão
Tudo que Resta de Você — Jordânia
Valor Sentimental — Noruega
Palestina 36 — Palestina
No Other Choice — Coreia do Sul
Sirât — Espanha
Late Shift — Suíça
A Garota Canhota — Taiwan
A Voz de Hind Rajab — Tunísia
Melhor Escalação de Elenco
Frankenstein
Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
Marty Supreme
Uma Batalha Após a Outra
O Agente Secreto
Valor Sentimental
Pecadores
Sirât
A Hora do Mal
Wicked: Parte 2
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/o-agente-secreto-e-oficialmente-pre-selecionado-ao-oscar/?fsp_sid=239545




