Por: Kelven Andrade
A paralisação dos rodoviários da Auto Viação Marechal, que afetou milhares de passageiros na manhã desta segunda-feira (22), foi encerrada poucas horas após o início do movimento. Com a confirmação do pagamento dos salários dos trabalhadores, os ônibus voltaram a circular e a operação começou a ser normalizada gradualmente em diversas regiões do Distrito Federal.
A greve teve início por volta das 4h da manhã e atingiu as linhas operadas pela empresa na chamada Bacia 4, responsável pelo atendimento de localidades como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, Guará II e parte do Park Way. A concessionária transporta diariamente cerca de 175 mil passageiros e conta com uma frota superior a 500 veículos.
A paralisação provocou transtornos logo nas primeiras horas do dia. Pontos de ônibus ficaram lotados e muitos usuários enfrentaram dificuldades para chegar ao trabalho, à escola e a outros compromissos. A suspensão do serviço impactou diretamente a rotina de milhares de moradores das regiões atendidas pela empresa.
O movimento foi encerrado por volta das 9h, após uma assembleia realizada na garagem da companhia, localizada no P Sul, em Ceilândia. Durante a reunião, os trabalhadores decidiram retomar as atividades depois da confirmação de que os salários haviam sido depositados.
Segundo a Auto Viação Marechal, a greve foi motivada pelo atraso no pagamento dos vencimentos. Em nota, a empresa informou que os recursos repassados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) foram transferidos na sexta-feira (19), mas só ficaram disponíveis na conta da concessionária no sábado (20), data prevista para o adiantamento salarial.
A empresa alegou ainda que, devido ao fato de o crédito ter ocorrido em um sábado, não foi possível processar a folha de pagamento no mesmo dia. Os depósitos foram efetuados às 6h30 desta segunda-feira, primeiro dia útil após a data prevista.
Tags:
Noticias DF
