Vacinação no Zoológico de Brasília une saúde e lazer e aplica mais de 250 doses no primeiro dia

 Por: Jornalista Kelven Andrade

Neste fim de semana, o Zoológico de Brasília se transformou em ponto de imunização. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), aconteceu no sábado (26) e segue neste domingo (27), das 10h às 16h30, em frente ao Lago dos Babuínos. Com uma proposta que alia cuidado com a saúde e diversão em família, a campanha atraiu visitantes de todas as idades e aplicou mais de 250 doses de vacinas já no primeiro dia.

A iniciativa disponibiliza os imunizantes do calendário vacinal de rotina — com exceção das vacinas contra a dengue e a BCG. O objetivo é facilitar o acesso à vacinação, especialmente para quem tem dificuldade de comparecer às unidades básicas de saúde (UBSs) durante a semana.



Entre os participantes estava o servidor público André Pereira, de 39 anos, que foi ao zoológico com a esposa, os filhos e outros familiares. “É uma iniciativa excelente. Se não fosse aqui, talvez a gente demorasse para vacinar. Assim, conseguimos manter tudo em dia e ainda curtir o passeio”, afirmou.

Também aproveitando a ação, Inara Franco, de 31 anos, atualizou as vacinas dos filhos Miguel, de 6 anos, e Gael, de 2, e ainda recebeu a dose da vacina contra a gripe. “Soube da vacinação, trouxe a carteirinha deles e consegui colocar tudo em dia. Até eu tomei a vacina da gripe. É muito bom poder cuidar da saúde no meio de um programa divertido.”


A enfermeira Manoela Costa, que participou da ação, destacou a importância de levar a vacinação para além dos espaços tradicionais. “Muitos pais não conseguem tempo durante a semana, então a ação em um local de lazer é uma grande oportunidade”, explicou.

Até visitantes de fora do Distrito Federal foram beneficiados. A professora Perliane Moura, de 35 anos, veio de Uberlândia (MG) acompanhar o marido em um concurso e aproveitou para vacinar os filhos durante o passeio. “Como trabalho o dia inteiro lá na minha cidade, estava difícil vacinar meus filhos. Aqui conseguimos nos divertir e atualizar as vacinas deles”, contou.

A SES-DF reforça que, para se vacinar, é necessário levar um documento com foto e a caderneta de vacinação. Caso o cartão tenha sido perdido, é possível procurar a UBS onde as vacinas anteriores foram aplicadas ou, na ausência do histórico, a equipe seguirá a indicação por faixa etária e emitirá um novo documento.

Além do Zoológico, a vacinação ocorreu em outros pontos do DF, como o Shopping Boulevard (Plano Piloto), o condomínio Maranata (Sol Nascente), o supermercado + Barato (DF-130, Paranoá) e em 49 UBSs espalhadas pelo território. A lista dos locais de vacinação é atualizada semanalmente no site da Secretaria de Saúde.

VEJA MAIS:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem