Por: Kelven Andrade
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (3), a Operação EBDOX, que desarticulou uma organização criminosa especializada em golpes de falso investimento. A ação, realizada em conjunto com as Polícias Civis de Roraima, Bahia, Mato Grosso e São Paulo, resultou no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em diferentes cidades do país, além do bloqueio de valores.
As investigações começaram em abril de 2024, após vítimas do DF denunciarem terem sido enganadas por uma plataforma digital. O grupo utilizava grupos de WhatsApp para atrair interessados, com um suposto especialista em economia da USP dando dicas financeiras. Depois de conquistar a confiança, os golpistas direcionavam os investidores para a plataforma EBDOX, que prometia altos rendimentos.
O golpe se consolidava no momento em que as vítimas tentavam sacar os valores. Elas eram informadas de que suas contas estavam bloqueadas por uma falsa força-tarefa da Polícia Federal e, para liberar os recursos, precisariam pagar uma taxa de 5%. Mesmo após o pagamento, os valores não eram liberados e a plataforma saía do ar.
Somente uma vítima de Taguatinga registrou prejuízo superior a R$ 220 mil. Em um site de reclamações, já foram contabilizadas mais de 400 denúncias contra a EBDOX.
Estrutura internacional e lavagem de dinheiro
De acordo com a investigação, o esquema era liderado por indivíduos de nacionalidade chinesa, que viviam em São Paulo. Eles cooptavam brasileiros para administrar os grupos de WhatsApp usados no golpe.
O dinheiro obtido era lavado de forma sofisticada, sendo convertido em criptomoedas, créditos de carbono e até utilizado na exportação de alimentos de Boa Vista (RR) para a Venezuela. Uma das empresas ligadas à quadrilha movimentou mais de R$ 1 bilhão em 2023.
Os presos vão responder por fraude eletrônica (estelionato), organização criminosa e lavagem de capitais. A PCDF segue analisando os materiais apreendidos para identificar novos envolvidos e mapear a extensão do esquema.