Por: Kelven Andrade
A segunda-feira (3) começou com chuva forte em diversas regiões do Distrito Federal, impactando o trânsito e alterando a rotina dos brasilienses. Por volta das 9h30, uma precipitação intensa atingiu especialmente a EPTG (Estrada Parque Taguatinga), provocando engarrafamentos e lentidão no tráfego.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o cenário deve se repetir ao longo de novembro, mês que promete ter chuvas acima da média. A média histórica de precipitação para o período é de 253 milímetros (mm), e apenas na manhã desta segunda-feira o Plano Piloto já havia registrado 74 mm — quase um terço do esperado para todo o mês.
A madrugada também foi de tempo instável em várias regiões. Segundo dados do Inmet, os maiores volumes de chuva foram registrados em Brazlândia (55,2 mm), Águas Emendadas (33,4 mm), Gama (29,4 mm) e Paranoá (23,2 mm).
Com a chegada das chuvas, as temperaturas no DF devem variar entre 18°C e 28°C, enquanto a umidade relativa do ar permanece elevada, oscilando entre 95% e 80%.
O Inmet mantém alerta de tempestades para o Distrito Federal, com risco de rajadas de vento, trovoadas e alagamentos pontuais. A recomendação é redobrar a atenção ao dirigir e evitar áreas de risco durante os períodos de chuva intensa.
Tags:
Noticias DF

