GDF amplia modernização do transporte público com entrega de 90 novos ônibus da Viação Pioneira

Por: Kelven Andrade 

O governador Ibaneis Rocha entregou, na manhã desta quarta-feira (26/11), mais 90 ônibus da nova frota da Viação Pioneira, parte de um conjunto de 444 veículos adquiridos pela empresa para ampliar e renovar sua operação no Distrito Federal. Os coletivos começam a circular em dezembro e vão beneficiar cerca de 350 mil passageiros das regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Mangueiral, Itapoã, Paranoá e adjacências.

Durante a cerimônia, Ibaneis destacou que a modernização do sistema de transporte é uma prioridade desde o início de sua gestão. O governador relembrou avanços como a manutenção das tarifas sem reajuste há seis anos e o programa Vai de Graça, que ampliou o acesso da população ao transporte público. 

“A melhoria no transporte público foi uma meta nossa desde 2019. É um custo pesado para o governo, mas representa distribuição de renda para a população”, afirmou.

O chefe do Executivo ressaltou ainda que o conjunto de investimentos abrange renovação de frota, obras viárias, novas etapas do BRT e reformas estruturais na Rodoviária do Plano Piloto. Segundo ele, mais de 20 terminais já foram completamente revitalizados, enquanto outros seguem em obras. “A melhoria no transporte público do DF foi uma meta nossa desde 2019, quando assumimos o governo. Nós já estamos há seis anos sem ter reajuste nas nossas tarifas de ônibus. É um custo pesado para o governo, mas que representa distribuição de renda para a população”, disse.

Dos 444 ônibus adquiridos pela Pioneira, 207 serão entregues até o fim deste ano, com parte já exposta no Eixão Sul. Os outros 237 chegarão em 2026, elevando a frota total da empresa para 753 veículos. Todos contam com tecnologia Euro 6 — que reduz de forma significativa a emissão de poluentes — além de portas elétricas com sistema antiesmagamento, elevadores para acessibilidade, GPS, câmeras de segurança, desligamento automático em marcha lenta e placas solares para recarga de baterias.

A vice-governadora Celina Leão destacou que as novas unidades reforçam o compromisso do GDF com mobilidade de qualidade. “A entrega de hoje reforça o nosso compromisso para que a população se desloque com conforto e segurança, por meio dessa frota que é a mais nova e mais limpa, graças à tecnologia Euro 6, que faz esses veículos menos poluentes. É o nosso cuidado com quem mais precisa”, afirmou.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, explicou que a antecipação da renovação da frota é uma estratégia que beneficia tanto as empresas quanto os usuários. “Para o usuário é muito melhor, porque você tem ônibus novos, que não dão problemas, que não quebram. São ônibus que têm uma tecnologia não poluente”, afirmou. “Hoje temos a frota mais nova e menos poluente do Brasil. O modelo de transporte do DF é referência para o país".

A renovação da frota da Pioneira faz parte de um planejamento maior, que prevê modernizar todos os veículos até o fim do atual mandato. Ao longo dos últimos anos, a empresa vem ampliando gradualmente sua operação, passando de 625 ônibus para os atuais 753, com reforço de unidades BRT e veículos convencionais de última geração.

*Com informações da Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem