Por: Kelven Andrade
Uma mulher que estava desaparecida havia cerca de 60 horas em uma área de mata na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO), A empresária e auxiliar administrativa Tatiane Paulino Silva Bernardes de 46 anos, foi encontrada neste domingo (23/11) após uma ampla operação de busca que mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), do Distrito Federal (CBMDF) e dezenas de voluntários.
As buscas começaram no fim da tarde de sábado (22/11), quando o CBMDF foi acionado para reforçar o trabalho já em andamento em Goiás. Atendendo ao pedido, o comando enviou duas equipes especializadas do Grupamento de Busca e Salvamento, com seis militares, dois cães farejadores e um drone. Duas viaturas também foram deslocadas para apoio logístico.
A tropa do Distrito Federal deixou Brasília às 5h de domingo. Assim que chegou à região, alinhou a estratégia com o CBMGO. A localização do celular da mulher permitiu delimitar a área de atuação, o que agilizou o trabalho das equipes. O uso de drone foi determinante para direcionar a varredura.
Após cerca de sete horas de buscas contínuas, o cão Baruk, um labrador treinado para operações de salvamento, localizou a vítima deitada sob uma árvore. Ela estava consciente, porém desorientada, com sinais de desidratação e hipoglicemia. O atendimento inicial foi prestado no próprio local.
A operação envolveu aproximadamente 80 pessoas, entre militares e voluntários, além do apoio da Polícia Militar de Goiás, do ICMBio, de guias da região, familiares e moradores. Segundo os bombeiros, o sucesso do resgate é resultado direto da integração entre instituições, do emprego de tecnologia e do trabalho dos cães farejadores.

