
O filme brasileiro A Fabulosa Máquina do Tempo está entre os 16 indicados ao prêmio de Melhor Documentário no Festival de Berlim, onde também será exibido ao público. O vencedor se torna elegível para disputar uma vaga no Oscar 2027, além de receber uma premiação de 40 mil euros. O resultado será divulgado em 21 de fevereiro.
Dirigido por Eliza Capai, o longa foi gravado no Piauí e acompanha um grupo de meninas que aborda, por meio de um universo fantástico, temas como identidade, gênero e desigualdade. A narrativa equilibra o passado difícil vivido pelas mães das protagonistas com os sonhos em uma sociedade ainda marcada pelo machismo.
A indicação reforça a presença do Brasil em importantes festivais internacionais de cinema. Caso conquiste o prêmio em Berlim, A Fabulosa Máquina do Tempo poderá concorrer a uma vaga no Oscar de 2027.
Para a diretora, a exibição no evento alemão também representa a oportunidade de apresentar ao público internacional uma realidade brasileira contemporânea.
“As protagonistas do filme fazem parte da primeira geração de meninas que nasceu com o direito de comer, estudar e sonhar. Elas dividirão com o público do Festival de Berlim um olhar fresco, curioso e divertido sobre temas densos, como a saída da miséria e o machismo estrutural de nosso país”, revelou.
A Fabulosa Máquina do Tempo é uma produção Amana Cine em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil e apoio da Riofilme. A realização do filme contou também com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) – Ancine/BRDE. A distribuição nos cinemas brasileiros fica por conta da Descoloniza Filmes e as vendas internacionais com a Split Screen.
Assista ao trailer de A Fabulosa Máquina do Tempo:
Source link
https://chumbogrossodf.com.br/filme-brasileiro-concorre-a-premio-em-berlim-e-pode-chegar-ao-oscar/?fsp_sid=252208


