Por: Kelven Andrade
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, anunciou que será decretado ponto facultativo na próxima segunda-feira, 29 de junho, em razão da partida da Seleção Brasileira marcada para as 14h. A medida será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal e tem como objetivo minimizar os impactos na mobilidade urbana e facilitar o deslocamento da população no dia do jogo.
Segundo a governadora, inicialmente o Governo do Distrito Federal havia estabelecido a liberação dos servidores públicos três horas antes de cada partida do Brasil. No entanto, diante do horário específico do confronto e dos transtornos observados em dias anteriores, a decisão foi revista.
Celina Leão explicou que a experiência registrada durante o último jogo da Seleção serviu de base para a mudança. De acordo com ela, o trânsito apresentou congestionamentos significativos, deixando muitas pessoas presas nas vias por três a quatro horas, o que comprometeu a mobilidade em diversas regiões do Distrito Federal.
A expectativa do Governo do Distrito Federal é que o ponto facultativo contribua para uma melhor organização do fluxo de veículos e permita que servidores e cidadãos possam se programar com antecedência para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
Com a decisão, os órgãos públicos do Distrito Federal deverão seguir as orientações estabelecidas no decreto que será publicado oficialmente. A medida reforça a preocupação do governo em conciliar o funcionamento da administração pública com a mobilização popular gerada pelos jogos da Seleção Brasileira, especialmente em partidas realizadas durante o horário comercial.
VEJA MAIS:

