Por: Kelven Andrade
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) entregou, nesta quinta-feira (4), mais uma residência reformada pelo Programa Melhorias Habitacionais. A beneficiada foi Lindete Pinto Barroso, 55 anos, que vive no Setor Leste da Cidade Estrutural com o filho, André Silva Oliveira, 23 anos. Com as obras concluídas, mãe e filho agora passam a desfrutar de um lar mais seguro, funcional e confortável.
A reforma recebeu investimento de R$ 68.831,35 e teve como ponto de partida a construção de um novo quarto, além da ampliação da sala e da cozinha, garantindo maior espaço e praticidade. O banheiro foi realocado para melhorar a circulação e ampliar a ventilação natural dos ambientes. Emocionada, Lindete comemorou: “Estou muito feliz! Sem a ajuda de cada pessoa que trabalhou aqui, eu não teria conseguido fazer essa reforma.”
As intervenções incluíram a substituição de portas e janelas, aplicação de novos revestimentos, pintura, forro de teto e reparos em alvenarias comprometidas. Também foram modernizados os sistemas elétrico, hidráulico e sanitário, proporcionando mais segurança e eficiência. Para o diretor de assistência técnica da Codhab, Mauro de Paulo da Rocha, o impacto é imediato: “Esse projeto muda a vida das pessoas trazendo dignidade e melhorias reais.”
O presidente da companhia, Marcelo Fagundes, destacou o caráter humano da iniciativa: “Estamos trazendo melhorias habitacionais que são melhorias de vida. A dona Lindete agora faz parte da família da Codhab.”
O Melhorias Habitacionais:
Criado pelo Governo do Distrito Federal, o Programa Melhorias Habitacionais busca promover reformas que vão desde ajustes de infraestrutura básica até intervenções que assegurem conforto, higiene e proteção contra riscos. A ação reúne equipes de assistência social, engenheiros e arquitetos que atuam em conjunto para garantir soluções adequadas às necessidades de cada família.
Desde 2019, o programa já beneficiou 211 famílias, com investimentos que ultrapassam R$ 7,44 milhões. O foco está em atender famílias com renda de até três salários mínimos, residentes no DF há pelo menos cinco anos, em áreas de interesse social regularizadas ou em processo de regularização, que não possuam outro imóvel e apresentem condições precárias de salubridade ou segurança em suas casas.
*Com informações da Codhab-DF